“Nós buscamos ser um elo dessa corrente que trabalha para melhorar e fortalecer a educação”, enfatiza o promotor de Justiça durante abertura de seminário
Como membro da Rede Colaboração Tocantins (RCT), que foi criada durante a pandemia com o intuito de promover e garantir educação pública e de qualidade, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou da abertura do Seminário EducaTO, nesta quarta-feira, 21, em Palmas, que reuniu representantes da rede e os executores do Projeto EducaTO.
O evento é destinado para profissionais da educação das redes e sistemas municipais de ensino/educação do Estado do Tocantins. A programação do seminário segue até sexta-feira, 23, e conta com oficinas pedagógicas, minicursos, palestras, relatos de experiências e painéis.
Durante abertura, o promotor de Justiça Benedicto Guedes, que atua na área da Educação, falou sobre a importância do Ministério Público do Tocantins participar da rede para conhecer e aprender com os profissionais da educação. “Nós buscamos fazer parcerias e ser um elo dessa corrente que trabalha para melhorar e fortalecer a educação”, enfatizou.
O promotor de Justiça ressaltou também que a Rede foi criada em um momento crítico e que deve permanecer com as atividades, pois os efeitos negativos da pandemia na aprendizagem dos estudantes ainda estão presentes e precisam de atenção.
Projeto EducaTO
O Projeto EducaTO tem o compromisso de promover formação continuada de professores que atuam na pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e turmas multisseriadas de escolas do campo, indígena e quilombola, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem, e também monitorar o Processo de Gestão Pedagógica.
Sobre a RCT
A Rede ColaborAção Tocantins (RCT) foi criada pelas instituições com responsabilidade de promover e garantir educação pública, de gestão pública, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Além do MPTO, fazem parte da rede a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - Seccional Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Neste ano, 2023, passou a contar com a Secretaria de Estado da Educação. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas
![José Maria abordou o tema durante o seminário “Cidade e saneamento: Reduzir desigualdades para gerar oportunidades”, promovido pela Prefeitura de Bom Jesus das Selvas (MA) José Maria abordou o tema durante o seminário “Cidade e saneamento: Reduzir desigualdades para gerar oportunidades”, promovido pela Prefeitura de Bom Jesus das Selvas (MA)](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/8e7d7d2c435c87300beab75573e36d66-width-800.jpeg)
‘A conciliação é o melhor caminho’, diz procurador de Justiça, sobre política de resíduos sólidos
![Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior representa o Procurador-Geral de Justiça do MPTO no evento Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior representa o Procurador-Geral de Justiça do MPTO no evento](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/82856fa64072fa1286a1fbd2023f776c-width-800.jpeg)
MPTO assina acordo de intenções com CNMP para fortalecer atuação na área de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
![Seminário ambiental foi realizado nesta sexta-feira, 19 Seminário ambiental foi realizado nesta sexta-feira, 19](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/16e4fdf4b65f2de3631bbdd610b6ed80-width-800.jpeg)
Representantes de 66 municípios tocantinenses participam de debates em seminário ambiental realizado no MPTO
![Evento ocorreu na sede do MPTO Evento ocorreu na sede do MPTO](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/bff68ae95f4e22326ceeccf10d95a441-width-800.jpeg)
Especialistas se reúnem no MPTO e debatem gestão dos resíduos sólidos e saneamento
![Inscrições Informações disponíveis no site da Abrampa Inscrições Informações disponíveis no site da Abrampa](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/0755a730e3edac47033d6c23fe18d901-width-800.jpeg)
MPTO recebe evento nacional para discutir gestão de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Marco do Saneamento
![Alinhamento das ações do programa para o ano de 2025 Alinhamento das ações do programa para o ano de 2025](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/fed2b200d143590325a4ab5a53a598a1-width-800.png)
Ministério Público discute expansão do Programa Jovem Aprendiz em reunião com a Renapsi