Parceiros definem calendário das operações Pró-Consumidor para 2024
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) reuniu órgãos parceiros, nesta terça-feira, 6, em Palmas, para definir o calendário das operações Pró-Consumidor de 2024. Serão oito ações realizadas ao longo do ano, em diferentes regiões do Estado, iniciando-se em abril.
A operação é realizada conjuntamente e consiste em fiscalizações a estabelecimentos comerciais e industriais, a fim de verificar o cumprimento das diferentes normas de proteção do consumidor - cada órgão autuando em sua respectiva área de competência. São fiscalizados supermercados, padarias e abatedouros, entre outros tipos de estabelecimento.
A Pró-Consumidor é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) do MPTO e conta com participação do Procon Tocantins, Vigilância Sanitária Estadual, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) das respectivas cidades.
Na reunião desta terça-feira, a coordenadora do Caoccid, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, agradeceu aos parceiros e falou do impacto da operação.
“A operação Pró-Consumidor, nas cidades onde passa, desperta os comerciantes para a importância de cumprirem as leis e normas da área de proteção do consumidor”, avaliou, acrescentando que a população das cidades também tem reconhecido a importância desta ação.
Capacitação
Durante o encontro, também foi acertada a realização de uma capacitação, voltada aos integrantes das Vigilâncias Sanitárias e dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) dos municípios do Tocantins. Representantes das 139 cidades serão convidados. A intenção é promover a capacitação em março.
Texto: Flávio Herculano - Ascom MPTO
Notícias Relacionadas
![Foco na construção de uma linguagem clara, concisa, precisa e persuasiva Foco na construção de uma linguagem clara, concisa, precisa e persuasiva](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/64c8db4eab02e8b395fd5eb44a965be1-width-800.jpeg)
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
![Inteligência e investigação Inteligência e investigação](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/89d614f9cdc931a295f5e08b422675f5-width-800.jpeg)
MPTO capacita servidores em inteligência e investigação
![Investigações para apurar a qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental em Palmas Investigações para apurar a qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental em Palmas](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/e939ca8d73306655f10486e793550da4-width-800.jpeg)
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
![Imagens de redes sociais mostram má qualidade da água no município Imagens de redes sociais mostram má qualidade da água no município](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/65fe4261540e9e826a8caa882c752281-width-800.jpeg)
Ministério Público pede fim do uso de amianto em rede de água de Novo Acordo e cobra solução para crise hídrica
![Ministério Público promove reunião de BRK com moradores em Araguaína Ministério Público promove reunião de BRK com moradores em Araguaína](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/120e40dc201fa753877adce6daa6c49c-width-800.jpeg)
Ministério Público promove reunião de BRK com moradores para buscar soluções para o fornecimento de água em Araguaína
Apresentação