TAC firmado entre MPTO e empresas de eventos visa garantir a proteção de crianças e adolescentes em eventos públicos
Com o objetivo de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes em eventos públicos, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as empresas Diversões Entretenimentos Eireli-EPP e Cubo de Ideias Comunicações e Eventos Ltda, realizadoras de grandes eventos no Estado. O TAC regula a entrada e permanência de crianças ou adolescentes desacompanhados em locais como estádios, bailes, boates, entre outros.
No Termo, as empresas se comprometem a solicitar alvarás perante o Poder Judiciário com 30 dias de antecedência para eventos que incluam crianças e adolescentes desacompanhados de seus pais ou responsáveis, detalhando se as instalações são adequadas e possuem medidas de segurança como alvarás do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e número suficiente de seguranças atuando no local.
Também se comprometem a informar, na divulgação publicitária, a natureza do espetáculo e a faixa etária permitida e proibir o acesso de crianças e adolescentes censurados pela idade em eventos com restrição judicial ou quando o organizador entender não ser recomendado.
Também deve ser divulgada a necessidade de apresentação de documentos que comprovem a relação de parentesco/responsabilidade entre a criança e o seu acompanhante. Uma portaria exclusiva para famílias com crianças e adolescentes deve ser disponibilizada.
Bebida alcoólica
A venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos são proibidos. Para facilitar a identificação, as crianças e adolescentes deverão receber pulseiras com uma cor específica e com isso impedir o consumo de bebidas alcoólicas.
Também ficou definido que agentes de fiscalização terão livre acesso aos eventos para garantir o cumprimento do TAC.
Assinatura
Na assinatura, o MPTO foi representado pelo promotor de Justiça Sidney Fiore, com atuação na área da Infância e Juventude, que abordou a situação em Palmas, onde frequentemente se observam crianças e adolescentes em festas e shows em ambientes e horários inadequados.
Fiore pontua que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que toda criança e adolescente terá acesso a diversões e espetáculos públicos, desde que classificados como adequados à sua faixa etária.
O descumprimento das cláusulas impõe sobre as empresas a aplicação de multas, o fechamento de estabelecimentos e até responsabilização criminal.
(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
![Promotorias Regionais Ambientais, do MPTO, têm instaurado procedimentos para investigar desmatamentos em áreas ambientalmente protegidas Promotorias Regionais Ambientais, do MPTO, têm instaurado procedimentos para investigar desmatamentos em áreas ambientalmente protegidas](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/ab569367718d87560486062c57041bf8-width-800.jpeg)
TAC firmado entre MPTO e produtores rurais prevê pagamento de multa e recomposição de áreas protegidas
![Com o TAC, o município se comprometeu a iniciar, no prazo de 120 dias, o processo de licenciamento ambiental da área destinada ao aterro Com o TAC, o município se comprometeu a iniciar, no prazo de 120 dias, o processo de licenciamento ambiental da área destinada ao aterro](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/af3ff18b122ce01e649b4e47e3b150a4-width-800.jpeg)
Município de Chapada de Areia firma TAC com o MPTO para desativar lixão e implantar aterro sanitário
![O TAC foi assinado pelo prefeito de Couto Magalhães e pelo promotor de Justiça Brandes na presença do coordenador do Caoma, procurador de Justiça José Maria O TAC foi assinado pelo prefeito de Couto Magalhães e pelo promotor de Justiça Brandes na presença do coordenador do Caoma, procurador de Justiça José Maria](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/9f65e3ec962dec5e08d394fb450c38a3-width-800.jpeg)
Município de Couto Magalhães firma TAC com MPTO para desativar lixão e adotar política de resíduos sólidos
![A área a ser recomposta corresponde a cerca de 630 campos de futebol A área a ser recomposta corresponde a cerca de 630 campos de futebol](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/e88007f5cee90b24cf6f74a0724f1bef-width-800.png)
MPTO propõe TACs para recomposição de área equivalente a 630 campos de futebol na Bacia do Rio Formoso
![A fiscalização aconteceu após requerimento encaminhado pelo MPTO a instituições de defesa do meio ambiente A fiscalização aconteceu após requerimento encaminhado pelo MPTO a instituições de defesa do meio ambiente](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/cafa631531abf997e4395410b826e401-width-800.jpeg)
Três anos após TAC, embarcações do lago de Palmas são fiscalizadas a pedido do MPTO
![No prazo de 190 dias o Município deverá ter desinstalado o lixão No prazo de 190 dias o Município deverá ter desinstalado o lixão](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/b8c1d2209d7f18f3ace4d9fe8cfcf311-width-800.jpeg)
Município de Sucupira firma TAC com MPTO para desinstalar lixão e adotar política de resíduos sólidos