Frigorífico irregular em Porto Nacional é interditado a pedido do MPE
Por Andressa Brito - Ascom/MPE
Água contaminada com coliformes fecais acima do tolerável pelo Ministério da Saúde, não-utilização de câmara de resfriamento de carcaças, problemas no manejo de abate de bovinos e deficiências estruturais e tecnológicas levaram o Ministério Público Estadual (MPE) a recomendar a interdição do Frigorífico Ideal, em Porto Nacional, a 60 Km de Palmas.
A recomendação, encaminhada à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), foi cumprida parcialmente nesta terça-feira, quando fiscais do órgão interditaram o estabelecimento e notificaram o proprietário sobre as irregularidades encontradas no frigorífico. Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também estiveram no local para conferir as licenças prévia, de instalação e de operação.
Segundo a Promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello Valente, a decisão de interditar o frigorífico decorre das numerosas violações à legislação federal, o que inviabiliza o funcionamento do local. "A carne produzida aqui coloca em risco a saúde da população, uma vez que é abatida e manejada fora das normas vigentes", pontua.
Além da interdição, o MPE recomenda à Adapec que suspenda o Selo de Inspeção Estadual do Frigorífico Ideal, até a sua integral adequação à legislação sanitária e que tome todas as providências cabíveis no sentido de impedir a distribuição de carne fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela própria Agência.
A recomendação foi assinada pela 3ª e 7ª Promotorias de Justiça de Porto Nacional.
Notícias Relacionadas
MPTO apura situação de ruas afetadas pelas chuvas em Porto Nacional
Em Porto Nacional, uso irregular de vagas de estacionamento em via pública é alvo de procedimento do MPTO
Problemas sociais de falta de transporte público são destacados em audiência realizada pelo MPTO em Porto Nacional
Ausência de transporte coletivo em Porto Nacional será discutida em Audiência Pública na próxima segunda
MPTO publica normativa sobre audiência pública que debaterá implantação do transporte coletivo em Porto Nacional
MPTO promove audiência pública para discutir viabilidade de implantação de sistema de transporte público em Porto Nacional