Ação Nacional em defesa do recursos hídricos reúne membros dos MPs em Brasília
Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), membros do Ministério Público e especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e da Agência Nacional de Águas (ANA) estão reunidos em Brasília, debatendo temas como a defesa dos recursos hídricos, crise hídrica e a despoluição das bacias hidrográficas brasileiras.
A “Ação Nacional em defesa dos recursos hídricos” teve início nesta segunda-feira, 19, com o tema integração nacional do Ministério Público na tutela dos recursos hídricos. Participam do evento o Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior e o Promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, ambos membros do Ministério Público do Tocantins.
O objetivo é fomentar as discussões e interlocuções acerca do tema, bem como disseminar e estimular a prática de boas iniciativas por parte das unidades do MP. Para tanto, a Comissão do Meio Ambiente (CMA) do CNMP enviou ofício às unidades e aos ramos do Ministério Público para que indicassem três representantes, preferencialmente integrantes do órgão responsável pelo apoio operacional ao meio ambiente.
Casos dos MPs do Mato Grosso do Sul e de Goiás também serão debatidos durante a programação. Ao fim das atividades, será realizada plenária para a consolidação de uma minuta de recomendação para a criação de grupos de trabalho por bacias hidrográficas.
Abertura
Na abertura, o conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da CMA, Luciano Nunes Maia, afirmou que “a grave crise hídrica que assola o mundo tornou-se preocupação intensa dos ambientalistas e, por essa razão, a comissão elegeu como meta prioritária a atuação em defesa dos recursos hídricos; este evento é apenas uma das iniciativas da CMA nesta luta”.
Também destacou que nesta terça-feira, 20 de fevereiro, acontece na Procuradoria-Geral da República o Colóquio “Água, Vida e Direitos Humanos”, que integra as atividades da Ação Nacional.
Notícias Relacionadas
![O Impacto das Novas Tecnologias nos Procedimentos Criminais O Impacto das Novas Tecnologias nos Procedimentos Criminais](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/7c7bd8d032ce7bc43d38fe9654d0635e-width-800.png)
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
![No último dia do evento foi firmada a "Declaração do Rio" No último dia do evento foi firmada a "Declaração do Rio"](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/0b0a767a11fd02355ad69acf877ac06d-width-800.png)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
![Segundo Curso de Inteligência do Ministério Público acontecerá em Brasília. Segundo Curso de Inteligência do Ministério Público acontecerá em Brasília.](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/fe12bf8cc01effaca3761fd7b62a1d2a-width-800.jpeg)
CNMP publica edital sobre a realização de curso de inteligência para membros do Ministério Público
![Conselho Nacional do Ministério Público lança "Manual de Atuação do Ministério Público na Tutela Coletiva da Segurança em Grandes Eventos”. Conselho Nacional do Ministério Público lança "Manual de Atuação do Ministério Público na Tutela Coletiva da Segurança em Grandes Eventos”.](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/82a1de248a45340ed629ab1577fa8000-width-800.jpeg)
Manual traz diretrizes para tutela da segurança pública em partidas esportivas e outros grandes eventos
![20ª Ediçaõ do Programa "Segurança Pública em Foco" 20ª Ediçaõ do Programa "Segurança Pública em Foco"](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/f8eca58466a812271226281bab47dac8-width-800.jpeg)
Convidado do Segurança Pública em Foco ressalta importância de sistema de inteligência integrada para combater o crime organizado
![Ministério da Justiça e Segurança Pública da República Federativa do Brasil Ministério da Justiça e Segurança Pública da República Federativa do Brasil](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/4d58a2648dbaadf1db3b44a819afffd3-width-800.jpeg)
Ministério da Justiça e Segurança Pública aprova manual de orientações sobre recolhimentos de receitas decorrentes de ações judiciais