Procurador de Justiça é um dos coautores da publicação “Diretrizes para valoração de danos ambientais” do CNMP
No próximo dia 21, às 10 horas, a Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), lançará a publicação “Diretrizes para valoração de danos ambientais”. O lançamento ocorrerá na sede da instituição, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo (Caoma) José Maria da Silva Júnior é um dos coautores da publicação.
A publicação foi elaborada por membros e servidores do Ministério Público Estadual e Federal, além de especialistas de instituições e órgãos governamentais e de instituições de outros segmentos da sociedade civil, integrantes do Grupo de estudos de Valoração de Danos Ambientais instituído por meio da Portaria nº 01/2020/CMA/2020.
Com o objetivo de facilitar, disponibilizar e apresentar, meios e caminhos viáveis para valorar o dano ambiental. O público-alvo são membros e servidores do Ministério Público que atuam na defesa do meio ambiente.
O Lançamento ocorrerá com incentivo do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo (Caoma).
Sobre o livro
O livro é composto por um capítulo geral sobre valoração dos danos e capítulos específicos sobre flora, fauna, poluição, loteamentos irregulares, mineração e patrimônio cultural. A iniciativa da elaboração se originou a partir de uma demanda dos membros e colaboradores da CMA/CNMP.
O grupo de estudos, elegeu como escopo levantar os métodos de valoração mais utilizados na atuação ministerial, discutir, estudar, pesquisar e compartilhar formas e estratégias de valoração do dano.
A obra é coordenada pelo presidente da CMA/CNMP, conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, e prefaciada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Luiz Campbell.
As diretrizes constadas na publicação foram realizadas com apoio das unidades e ramos do Ministério Público e de instituições públicas e privadas de grande importância para preservação do meio ambiente, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e universidades, e também técnicos, pesquisadores e doutrinadores com avançado conhecimento no assunto. (Com informações do CNMP)
Notícias Relacionadas
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
CNMP publica edital sobre a realização de curso de inteligência para membros do Ministério Público
Manual traz diretrizes para tutela da segurança pública em partidas esportivas e outros grandes eventos
Convidado do Segurança Pública em Foco ressalta importância de sistema de inteligência integrada para combater o crime organizado
Ministério da Justiça e Segurança Pública aprova manual de orientações sobre recolhimentos de receitas decorrentes de ações judiciais