Paranã tem primeira sede totalmente projetada e executada pelo MPE
Denise Soares
“O Ministério Público do futuro já se faz presente”. Com estas palavras o Procurador Geral de Justiça do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira, expressou seu sentimento durante a entrega de mais uma obra da Instituição pelo interior do Estado. Na tarde desta sexta-feira, 26, o Ministério Público Estadual (MPE) inaugurou a sede definitiva da Promotoria de Justiça de Paranã.
Para o Procurador Geral de Justiça (PGJ), a obra tem um valor significativo para a região, porque apesar desta cidade possuir expressiva importância histórica e cultural , o MPE vinha funcionando de forma improvisada, ocupando salas cedidas por outras instituições.
Com investimentos de aproximadamente, R$ 816 mil reais, a obra tornou-se um marco da atual gestão, pois foi a primeira totalmente planejada, licitada e executada pela equipe do MPE. “Temos orgulho de entregar uma obra simples, porém de arquitetura moderna e funcional. Isso é resultado de um trabalho realizado à altura do que este povo merece”, declarou Clenan Renaut.
A prefeita Edymêe de Cássia, responsável pela doação do terreno, falou da satisfação da comunidade em receber a obra que ela considerou de “grande magnitude”, por vir ao encontro dos ideais da comunidade.
O Procurador de Justiça e corregedor do MP, João Rodrigues Filho, avaliou o investimento como o pagamento de parte da dívida do Governo com aquela comunidade, que por centenas de anos paga impostos.
O Defensor Público Geral, Marcelo Tomaz de Sousa, foi enfático ao dizer que sógraças a instituições fortes como o MPE, os cidadãos terão seus direitos defendidos e garantidos. “A obra é importante não só pela estrutura física, mas pela simbologia, que vai trazer mais cidadania ao povo”, completou.
Homenagens
A sede da Promotoria de Justiça de Paranã leva o nome de Moacir José de Moura, Promotor Público que contribuiu intensamente para o desenvolvimento da região. O plenário recebeu o nome de Joaquim Theotônio Segurado Filho, nascido em Paranã e também Promotor Público, com atuação em Porto Nacional e Natividade. A praça, construída no pátio da Instituição, homenageia Euclides Bezerra Filho (Clidinho), filho de Paranã, falecido em 2009.
Participaram da solenidade várias autoridades, dentre elas a Prefeita de Paranã, Edymêe de Cássia Tocantins; o ex-Procurador Geral de Justiça do Estado, Adão Bonfim Bezerra; o Defensor Público Geral, Marcello Tomaz de Souza; o Promotor de Justiça de Goiás, João Teles de Moura Neto; Procuradores e Promotores de Justiça, representantes da Defensoria Pública, OAB e Câmara Municipal, além da comunidade em geral.
Sedes definitivas
No último dia 12, o MPE entregou a sede definitiva das Promotorias de Justiça de Tocantinópolis. As obras da sede de Miranorte, em fase de conclusão, deverão ser entregues ainda este ano. Em licitação estão as obras de Arraias e Taguatinga.
Notícias Relacionadas
Caoma participa de evento sobre danos ambientais em Reserva Natural do Paraná
Em audiência pública em Paranã, MPTO aponta deficiência na educação local e cobra providências dos gestores
Operação apreende cerca de mil itens impróprios para consumo e interdita fábrica clandestina em Paranã
Em tempo recorde, MPE entrega obra da Promotoria de Justiça de Paranã
MPE apura irregularidades na área saúde do município de Paranã
Paranã