Alimentação escolar das redes de ensino estadual e municipal da capital é inspecionada pelo Ministério Público
A distribuição de alimentos e a correta aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período da pandemia, nas redes estadual e municipal de Palmas, estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). A entrega de alimentos aos pais ou responsáveis dos estudantes, em caráter excepcional, durante o período de calamidade pública está prevista na Lei nº 13.987/2020, que altera a Lei nº 11.947/2009.
Nesse sentido, foram encaminhadas requisições à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e à Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), bem como aos Conselhos Estadual e Municipal de Alimentação Escolar para que forneçam informações sobre das ações conduzidas pelo poder público e os pareceres dos conselhos acerca das providências relativas ao exercício de 2020.
Em resposta, a Seduc informou que, no ano passado, recebeu na integralidade as parcelas do PNAE, porém o valor continua em conta para ser executado em 2021 e que as aquisições foram realizadas com recursos do tesouro estadual. A secretaria também explicou que a gestão dos recursos é descentralizada, cabendo a cada uma das 405 unidades escolares comprar e distribuir os produtos.
Já a Semed, informou que fez as aquisições e a distribuição do recurso. O Ministério Público aguarda o envio dos contratos, atas das reuniões, certidões, extrato das contas e número de estudantes beneficiados.
Inspeções in loco
Além do pedido de informações, o promotor de Justiça Argemiro Ferreira dos Santos Neto está realizando inspeções nas unidades escolares, a fim de verificar questões como biossegurança nos refeitórios, observância no manuseio da alimentação, recebimento do alimento junto aos fornecedores, a higienização adequada, a existência de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais que lidam com os alimentos; e o local e o formato para servir os alimentos. (Denise Soares)
Notícias Relacionadas

Estudantes do IFTO visitam sede das Promotorias de Justiça de Gurupi

MPTO participa de projeto de cidadania desenvolvido pelo TJTO

“Saber MP” promove palestra na Semana Acadêmica de Direito da Fasec

MPTO lança projeto educativo com o objetivo de fortalecer consciência sobre direitos e cidadania

MPE lança projeto Conheça o MP na rede pública de ensino

Professores da rede pública de ensino são capacitados para o Projeto Conheça o MP