“MP na Vacina” é semifinalista do Prêmio CNMP 2024
O projeto MP na Vacina, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), está entre os 45 semifinalistas do Prêmio CNMP, edição 2024. Mais de 650 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro foram habilitadas a concorrer à edição 2024 do prêmio. Os vencedores serão divulgados no dia 27 de novembro de 2024, no auditório do CNMP, em Brasília.
Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) – órgão auxiliar do MPTO que presta assistência à atuação de promotores em todo o Tocantins, o projeto MP na Vacina buscou estimular a implementação das políticas públicas de saúde envolvendo a imunização, além de contribuir com a efetivação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
“O MPTO é pioneiro entre os MPs brasileiros neste trabalho de conscientização. Com o projeto, a instituição buscou garantir a implementação das políticas públicas de saúde que envolvem a imunização”, destacou o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, ao comentar a seleção do projeto entre os mais de 650 inscritos. Na oportunidade, Casaroti parabenizou a coordenadora do projeto, promotora de Justiça Araína Cesárea, e os servidores envolvidos.
“A iniciativa foi inovadora, remonta a outubro de 2022, teve uma adesão histórica dos promotores de justiça com atuação na saúde e demonstra que o diálogo interinstitucional pode ser responsável por grandes transformações”, relembrou Araína Cesárea.
A promotora também destacou que com o projeto, 85 prefeituras tocantinenses foram premiadas com o “Selo Município Amigo da Vacina” por alcançarem bons resultados em relação à vacinação em 2023.
A cerimônia de premiação contou com a presença do conselheiro do CNMP, Jayme de Oliveira.
Reconhecimento
Em documento enviado à PGJ, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Moacyr Rey Filho, reconheceu a qualidade dos projetos selecionados, destacando-os como os mais inovadores e eficazes no âmbito do Ministério Público brasileiro.
Processo de premiação
Na próxima etapa, a Comissão Julgadora analisará as 45 semifinalistas, classificando-as de 1º a 5º lugar. Serão premiadas três iniciativas por categoria.
Prêmio CNMP
Instituído pela Resolução n° 94/2013, o Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.
Projetos do MPTO premiados
O MPTO já recebeu prêmios em 2022 com o “Chega de Lixão” e em 2021, com o “Gestão Documental no Ministério Público do Tocantins”, ambos em segundo lugar.
Notícias Relacionadas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Programa de TV destaca o trabalho do MPTO na defesa dos grupos mais vulneráveis