Procurador de Justiça João Rodrigues Filho é empossado como novo desembargador do TJTO
Nesta quinta-feira, 12, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) empossou administrativamente João Rodrigues Filho como novo desembargador da Corte. Nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa, ele ocupará a vaga reservada ao Quinto Constitucional – classe Ministério Público.
A solenidade ocorreu no gabinete da presidência do TJTO e foi conduzida pela vice-presidente da instituição, Ângela Prudente, representando a presidente Etelvina Maria Sampaio Felipe, que estava em viagem. O novo desembargador passa a integrar o Tribunal após 37 anos de dedicação ao Ministério Público.
Na oportunidade João Rodrigues prestou compromisso regimental e assinou o termo de posse.
“Sempre fui bem recebido, com cordialidade e respeito. Vou cumprir e honrar o juramento que fiz há pouco”, afirmou João Rodrigues ao relembrar emocionado a sua história e origem “de onde saí e onde cheguei”.
Ao lado de sua esposa, Maria Emília, e do filho Giordano Bruno, e na presença de autoridades representantes do MP, do Judiciário e do Executivo, ele também agradeceu aos membros e servidores do Ministério Público do Tocantins, com quem dividiu sua experiência e anos de muito trabalho e dedicação. “Encerro um capítulo no MPTO com a convicção de ter cumprido meu dever, vivência e atuação”, disse.
Admiração e respeito
"O Dr. João Rodrigues é alguém que admiramos profundamente. Sua competência e conhecimento certamente irão fortalecer ainda mais o Judiciário tocantinense", afirmou o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti. Ele ainda destacou a capacidade técnica e as ponderações pertinentes que o Dr. João sempre trouxe às discussões no Colégio de Procuradores de Justiça.
Para o ex-colega de trabalho, procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, João Rodrigues reúne todos os requisitos necessários para atuar como desembargador. “Tem uma reputação ilibada, conhecimento jurídico e demais requisitos necessários”, disse.
Boas-vindas
“Parabenizo-o pela merecida assunção ao cargo de desembargador. O senhor deixou um legado por onde passou e este tribunal o recebe de braços abertos”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente, acrescentando que “com certeza será uma carreira muito exitosa e vai enriquecer este tribunal”.
Em nome da Corte, o desembargador Marco Antônio Villas Boas deu as boas-vindas ao novo colega e destacou a sua história, vasta experiência e, principalmente, o seu pioneirismo na criação do Tocantins. “Fico muito feliz com a sua chegada, pois conquistamos hoje mais um grande colega. O trabalho desenvolvido por Vossa Excelência desde a criação deste Estado nos orgulha. Seu amplo conhecimento e a dignidade com que exerce a sua tarefa são um exemplo. Desejo-lhe uma excelente jornada e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, disse.
Solenidade
O Pleno do Tribunal de Justiça realizará, em data a ser definida, uma sessão solene de posse.
Presenças
Também participaram da solenidade os desembargadora e vice-corregedora-geral da Justiça e oriunda do Ministério Público, Jacqueline Adorno; o desembargador Eurípedes Lamounier, também oriundos do Ministério Público; a procuradora-geral do Estado, Irana de Sousa Coelho, representando o governador Wanderlei Barbosa; e o subprocurador-geral do Estado Nivair Vieira Borges, além de servidores do TJTO.
Notícias Relacionadas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Programa de TV destaca o trabalho do MPTO na defesa dos grupos mais vulneráveis