Ministério Público e Fundo Nacional de Segurança Pública estreitam laços em prol da transparência
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Luciano Casaroti, acompanhado do coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), promotor de Justiça João Edson de Souza, e do promotor Octahydes Ballan Júnior, titular da Promotoria de Justiça de Execução Penal da capital, recebeu na tarde desta segunda-feira, 04, a visita institucional da diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (FNSP), Camila Pintarelli. Em pauta, a parceria entre as instituições para garantir a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos destinados à segurança pública no Tocantins e demais estados brasileiros.
"Queremos acompanhar de perto como os recursos do Fundo estão sendo utilizados pelas forças de segurança estaduais, e estreitar os laços com o Ministério Público tocantinense, um dos principais órgãos de controle externo do Poder Executivo, é fundamental”, detalhou Camila Pintarelli.
De acordo com a diretora, o Fundo é o principal instrumento de financiamento da segurança pública em todo o país, possuindo um orçamento robusto. Diante desse cenário, a auditoria e a governança dos recursos são fundamentais para garantir que os investimentos sejam aplicados de forma correta e eficiente em todo o território nacional.
Novos diálogos
A visita também serviu para abrir espaço para novos diálogos e fortalecer a parceria entre as instituições. Casaroti destacou a importância de o órgão federal levar ao conhecimento do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG) e demais membros dos Ministérios Públicos em todo o país o funcionamento e importância estratégica do FNSP.
“É fundamental unir forças e fomentar o diálogo entre as instituições, destacando a atuação do Fundo no fortalecimento da segurança pública em todo o país”, acrescentou ele.
Iniciativa
Na oportunidade, a diretora do Fundo parabenizou o MPTO por ser o primeiro Ministério Público do país a acessar a plataforma Segurança Transparente, lançada recentemente pelo FNSP, e iniciar um processo de acompanhamento da execução dos recursos federais repassados para o Estado.
"Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a transparência e o controle social” afirmou Camila Pintarelli, reforçando que “ao nos aproximar e andar no mesmo rumo, quem ganha é o cidadão e a segurança pública. É realmente uma honra, uma alegria poder contar com o apoio do Ministério Público, tanto do estado Tocantins como de todos os estados da nossa federação", concluiu.
Também participaram da visita a coordenadora-geral de Transferências Fundo a Fundo do FNSP, Michelle Silveira; a coordenadora de Acompanhamento e Prestação de Contas, Talita Lira; e o analista de Acompanhamento e Prestação de Contas Raimundo Sales.
Notícias Relacionadas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Programa de TV destaca o trabalho do MPTO na defesa dos grupos mais vulneráveis