Reunião na Capitania Fluvial sobre segurança no Lago de Palmas conta com participação do Ministério Público
Representando o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade, o chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Juan Aguirre, participou de reunião do Conselho de Assessoramento na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, em Palmas. O encontro, realizado nesta terça-feira, 25, tratou sobre a criação de plano de ação colaborativo para garantir a segurança da navegação no lago, visando a prevenção de acidentes e a promoção do uso consciente e responsável das vias navegáveis.
O encontro foi conduzido pelo capitão dos Portos do Araguaia e Tocantins, comandante Guilherme Chagas. Ele explicou que esse é o primeiro encontro para aproximar os parceiros e estabelecer futuras ações, distribuindo responsabilidades, de acordo com a atuação de cada órgão ou entidade, por meio de ações educativas, preventivas e de fiscalização.
Durante a reunião, foram citados riscos de acidentes, como colisões, alta velocidade, mau tempo, falta de sinalização e consumo de bebidas alcoólicas, propondo-se medidas, como treinamento, uso de monitoramento por GPS e do aplicativo NavSeg e melhoria da infraestrutura. Também foi reforçada a necessidade de aproximação dos órgãos e entidades para estreitar relações e ampliar a atuação conjunta. De acordo com a Capitania de Portos, são quase 14.000 embarcações registradas no Tocantins.
Prioridade para segurança
O promotor de Justiça Juan Aguirre considerou excelente a iniciativa da reunião, “não apenas para o Lago de Palmas, mas para toda a região e o estado do Tocantins, que possui muitas áreas banhadas pelos Rios Tocantins e Araguaia”. Ele ressaltou a importância de cuidar da segurança da navegação, considerando os riscos para banhistas e a possibilidade de acidentes trágicos e de acidentes ambientais, como o derramamento de óleo. O promotor afirmou que o Ministério Público se coloca à disposição, dentro de suas atribuições, para auxiliar no que for necessário.
Notícias Relacionadas

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna

MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins

MPTO não terá expediente nos dias 16, 17, 18 e 21 de abril

Ministério Público do Tocantins realiza posse de dois novos promotores de Justiça dia 23 de abril