institucional
calendar_month
25/02/2025

Reunião na Capitania Fluvial sobre segurança no Lago de Palmas conta com participação do Ministério Público

Representando o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade, o chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Juan Aguirre, participou de reunião do Conselho de Assessoramento na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, em Palmas. O encontro, realizado nesta terça-feira, 25, tratou sobre a criação de plano de ação colaborativo para garantir a segurança da navegação no lago, visando a prevenção de acidentes e a promoção do uso consciente e responsável das vias navegáveis.


O encontro foi conduzido pelo capitão dos Portos do Araguaia e Tocantins, comandante Guilherme Chagas. Ele explicou que esse é o primeiro encontro para aproximar os parceiros e estabelecer futuras ações, distribuindo responsabilidades, de acordo com a atuação de cada órgão ou entidade, por meio de ações educativas, preventivas e de fiscalização. 


Durante a reunião, foram citados riscos de acidentes, como colisões, alta velocidade, mau tempo, falta de sinalização e consumo de bebidas alcoólicas, propondo-se medidas, como treinamento, uso de monitoramento por GPS e do aplicativo NavSeg e melhoria da infraestrutura. Também foi reforçada a necessidade de aproximação dos órgãos e entidades para estreitar relações e ampliar a atuação conjunta. De acordo com a Capitania de Portos, são quase 14.000 embarcações registradas no Tocantins. 


Prioridade para segurança

O promotor de Justiça Juan Aguirre considerou excelente a iniciativa da reunião, “não apenas para o Lago de Palmas, mas para toda a região e o estado do Tocantins, que possui muitas áreas banhadas pelos Rios Tocantins e Araguaia”. Ele ressaltou a importância de cuidar da segurança da navegação, considerando os riscos para banhistas e a possibilidade de acidentes trágicos e de acidentes ambientais, como o derramamento de óleo. O promotor afirmou que o Ministério Público se coloca à disposição, dentro de suas atribuições, para auxiliar no que for necessário.

Notícias Relacionadas