CNMP aprova recomendação para que o MP adote providências para a cobrança da pena de multa fixada em sentença penal condenatória ou homologatória
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou, por unanimidade, recomendação aos ramos e às unidades do Ministério Público brasileiro para a adoção de medidas extrajudiciais e judiciais para a cobrança da pena de multa fixada em sentença penal condenatória ou homologatória. A deliberação aconteceu nesta terça-feira, 30 de maio, durante a 8ª Sessão Ordinária de 2023.
A proposição, relatada pelo conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. (foto), foi apresentada pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda, durante a 4ª Sessão Ordinária de 2023, em 28 de março de 2023.
De acordo com a norma aprovada, a cobrança deve priorizar medidas que favoreçam o adimplemento da pena de multa prevista no Código Penal, sem a necessidade de propositura de ação de execução. Quando necessário, e de acordo com o caso, deve acontecer o parcelamento da multa ou o desconto nos vencimentos, remuneração, subsídio, soldo ou salário do condenado, também nos termos do Código Penal.
A norma diz ainda que a cobrança da pena de multa de pequeno valor, assim considerado em ato administrativo próprio, feita por meio do instrumento do protesto extrajudicial, dispensa o ajuizamento de ação judicial de execução.
Na hipótese de cobrança judicial, a execução da pena de multa pelo Ministério Público perante o juízo da execução penal do local da condenação deve observar o rito previsto na Lei de Execução Penal.
Também devem ser observadas as regras relativas à prescrição da pena de multa previstas nas normas setoriais do Direito Penal (Código Penal Brasileiro e Lei de Execução Penal).
Deve ser observada a destinação dos valores da pena de multa ao Fundo Penitenciário da respectiva Unidade da Federação ou ao Fundo Penitenciário Nacional.
A recomendação determina ainda que os ramos e as unidades do Ministério Público fiscalizem permanentemente o adequado funcionamento dos Fundos Penitenciários e dos conselhos gestores respectivos.
Recomenda ainda a implantação de sistema de controle das medidas adotadas, dos valores executados e das quantias recolhidas aos Fundos Penitenciários, de preferência com a utilização de inteligência empresarial.
Próximo passo
A proposta aprovada seguirá para a Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ), que apresentará redação final da proposição e a submeterá à análise na sessão plenária seguinte para homologação. Após, a emenda regimental será publicada no Diário Eletrônico do CNMP e entrará em vigor.
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/16481-cnmp-aprova-recomendacao-para-que-o-mp-adote-providencias-para-a-cobranca-da-pena-de-multa-fixada-em-sentenca-penal-condenatoria-ou-homologatoria
Notícias Relacionadas
![O Impacto das Novas Tecnologias nos Procedimentos Criminais O Impacto das Novas Tecnologias nos Procedimentos Criminais](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/7c7bd8d032ce7bc43d38fe9654d0635e-width-800.png)
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
![No último dia do evento foi firmada a "Declaração do Rio" No último dia do evento foi firmada a "Declaração do Rio"](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/0b0a767a11fd02355ad69acf877ac06d-width-800.png)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
![Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça nega Habeas Corpus a condenado que recusou o fornecimento de material biológico Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça nega Habeas Corpus a condenado que recusou o fornecimento de material biológico](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/9be4d2a26ab40860982bb888b5a290cd-width-800.png)
Preso não pode se negar a fornecer material genético para banco de DNA
![Segundo Curso de Inteligência do Ministério Público acontecerá em Brasília. Segundo Curso de Inteligência do Ministério Público acontecerá em Brasília.](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/fe12bf8cc01effaca3761fd7b62a1d2a-width-800.jpeg)
CNMP publica edital sobre a realização de curso de inteligência para membros do Ministério Público
![Conselho Nacional do Ministério Público lança "Manual de Atuação do Ministério Público na Tutela Coletiva da Segurança em Grandes Eventos”. Conselho Nacional do Ministério Público lança "Manual de Atuação do Ministério Público na Tutela Coletiva da Segurança em Grandes Eventos”.](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/82a1de248a45340ed629ab1577fa8000-width-800.jpeg)
Manual traz diretrizes para tutela da segurança pública em partidas esportivas e outros grandes eventos
![20ª Ediçaõ do Programa "Segurança Pública em Foco" 20ª Ediçaõ do Programa "Segurança Pública em Foco"](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/f8eca58466a812271226281bab47dac8-width-800.jpeg)
Convidado do Segurança Pública em Foco ressalta importância de sistema de inteligência integrada para combater o crime organizado