Urna eletrônica de contingência é a própria urna eletrônica, com suas características mecânicas e eletrônicas, cujo objetivo é substituir urna que apresente defeito, antes que se passe à votação física, com urnas de lona.
São preparadas, em percentual compatível com o do número de urnas eletrônicas total da zona, sob ampla fiscalização, na cerimônia de carga e lacre, de maneira que, mediante autorização do juiz eleitoral, possam assumir os dados da urna da seção eleitoral por algum motivo impossibilitada de funcionar adequadamente.
GUERRA JR., Célem Guimarães
Urna eletrônica é o nome dado à máquina que combina equipamentos mecânicos e eletrônicos (hardware e software) com o objetivo de realizar-se a votação e a contagem de votos em uma eleição.
A urna eletrônica nacional dispõe de recursos que, mediante assinatura digital, permitem o registro digital de cada voto, e a identificação da urna em que foi registrado, resguardando o anonimato do eleitor (Lei 9.504/97, art. 49, § 4º).
GOMES, José Jairo.. Direito eleitoral. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
Os serviços, as instalações e os funcionários de qualquer repartição federal, estadual ou municipal, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista, entidade mantida ou subvencionada pelo poder público ou que realiza contrato com este, inclusive o respectivo prédio e suas dependências, não poderão ser utilizados para beneficiar partido ou organização de caráter político, sob pena de prática de crime.
Pena: detenção de até seis meses e pagamento de 30 a 60 dias-multa. Incorrerão na pena, além da autoridade responsável, os servidores que prestarem serviços e os candidatos, membros ou diretores de partido que derem causa à infração.